ESPECIAL: Afinal, qual foi o último Flecha Azul produzido? 7455 ou 7501? Entenda este caso e quem foi o último, realmente.
Por Wilson R. Degressi Míccoli, 04 de outubro de 2013
Muitas pessoas afirmam que o 7501 foi o último Flecha Azul produzido pela CMA, em 1999. Há quem pergunte por que a Cometa preservou o 7455, ao invés do 7501. A fim de esclarecer publicamente estes fatos, tomamos a decisão de vir a público esclarecer os fatos.
O chassi K-113 CLB, segundo modelo da série 3, lançado em 1995, em substituição ao K-113 CL lançado em 1991, trazia mudanças no sistema de freios, com lonas menores e cuícas diferenciadas. Não houve mudanças de motor ou transmissão, mas a única diferença significativa, foi no chassi K-113 TL, que passou a ser denominado TLB, em função de uma alteração na suspensão do terceiro eixo, que passou a ter uma nova barra estabilizadora, diferenciada. Em 1996, os veículos passaram a ter como opcional a caixa de câmbio eletropneumática GR801CS, denominada Confort Shift, de 8 marchas, além da caixa convencional, G777 de cinco marchas mais ré, que havia sido anteriormente testada pela primeira vez no Brasil, em um ônibus, pela Cometa, no Flecha Azul II K-113 CL prefixo 6613, do setor de Franca.
Não se sabe ao certo qual foi a empresa que arrematou o último chassi K-113 produzido pela Scania. Há quem afirme, que de fato, é o chassi do 7455; mas existem controvérsias. Outros rumores levam a crer que o chassi teria sido adquirido pela Gontijo, de Minas Gerais, que, com a aquisição da Impala Auto-Ônibus S.A. – empresa da qual o antigo Diretor Administrativo e um dos antigos controladores da Viação Cometa, Dr. Arthur Mascioli, era sócio e que era uma espécie de “coligada” da Cometa – passou a ser a maior frota Scania do globo terrestre, ultrapassando a Cometa em total de frota. Independente de rumores, é fato que os chassis ficavam um tempo no pátio da Scania, após a produção; após a comercialização, seguiam para as encarroçadoras. No caso da Cometa, eram levados para a CMA, onde ficavam parados por mais um tempo, até serem recolhidos para o procedimento de encarroçamento. A carroceria da CMA, ao contrário das encarroçadoras convencionais, que utilizam métodos automatizados, era toda MANUFATURADA, isto é, feita com intervenção humana diretamente na produção. Obviamente que por conta disso, tinham um processo de construção um pouco mais trabalhoso e detalhado, levando mais tempo para conclusão de montagem que outras carrocerias à sua época, como Marcopolo e Busscar.
O chassi do carro 7455 é um K-113 CLB 33AA fabricado pela Scania no ano de 1998. Foi encarroçado no ano de 1999, na CMA. Seu número de carroceria CMA é 2078; o 7501, um veículo protótipo, tem chassi ano 1998/99, e foi encarroçado pela CMA no ano de 1999, levando o número de ordem ‘2079’. Teoricamente, este carro seria considerado o último Flecha Azul fabricado, se não fosse por um detalhe: A SÉRIE. Os veículos da CMA, em sua marcação, logo após a conclusão da montagem, eram númerados em sequência (ORDEM) e SÉRIE, que equivalia ao mês de fabricação. O 7501 tem como número de ordem, 2079, trazendo como a série, E (fabricação concluída em MAIO de 1999). O 7455, embora tenha recebido o número de ordem 2078, trouxe a série F, isto é, teve sua fabricação concluída em JUNHO DE 1999.
A justificativa para este fato, parte do fato do 7501 ser um protótipo, bem como o irmão 7500, que teve seu encarroçamento concluído em 1998, entre os carros 7344 e 7345, segundo seus números de ordem e série. Como era um veículo especial e diferenciado, provavelmente a produção do 7455 foi interrompida em sua fase final, por algum motivo para conclusão da montagem do 7501, que era um protótipo. Assim, quando concluído o 7501, a montagem do 7455 foi retomada, e ele foi finalizado no mês seguinte.
Logo, o último Flecha Azul produzido foi de fato o 7455, o que justifica a preservação deste carro especificamente pela Cometa, e esclarece o porque de não ter sido o 7501. Não é correta a afirmação de que o 7501 foi o último Flecha Azul produzido pela CMA.
A fim de brindar nossos amigos com a saudosa missão cumprida pelo 7455, finalizamos este pequeno artigo com um brinde ao Scania K-113 CLB, ultima série, 1999… a despedida da série 3 da Scania. Um vídeo maravilhoso filmado nas últimas viagens do carro antes do fim da comemoração dos 65 anos da companhia.
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